quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Workshop compacto do Líderes do Coração no CEI Júlia Nascimento


No dia 14 de setembro de 2012, aconteceu um workshop compacto do Líderes do Coração no Centro de Educação Infantil Júlia Nascimento, em Perus, que reúne três núcleos – sendo que a diretora de um deles é Kisi Carvalho, antiga parceira do SERVIRASER e participante do Líderes do Coração de 2011. Confira o perfil dela no blog do projeto.

O workshop começou com todos participando do Círculo do Amor (roda de brincadeiras e músicas para aumento da empatia e do bem estar). Em seguida, houve uma palestra de apresentação do Líderes do Coração, que apresentou brevemente os dons do líder do coração e sua importância para a prática educativa e o trabalho em equipe.  

Depois foi a hora de começar a criar soluções concretas para que o ambiente de trabalho e o cotidiano do CEI Júlia Nascimento se tornassem cada vez melhores. A partir da troca de histórias pessoais dos participantes, que trouxeram momentos em que cada um exerceu a liderança do coração, os educadores reuniram-se em grupos, na dinâmica do Café Mundial, para conversar sobre como trazer qualidades como respeito, empatia, colaboração – que apareceram nas histórias pessoais contadas por cada um – para o dia-a-dia da organização.

Para nortear as conversas, o SERVIRASER lançou a seguinte pergunta:

“O que eu preciso fazer para ter estas qualidades levantadas no dia-a-dia do trabalho aqui na organização?”

Estimulados pela questão, todos delinearam ações que cada um e todo o grupo pudessem empreender, no seu dia-a-dia, para que o ambiente e a prática educativa fossem mais pautadas pela liderança que emerge do amor.

Este workshop trabalhou, principalmente, os dons da coerência e do empreendedorismo: para realizar uma transformação, é preciso começar a mudança por você mesmo (coerência) e é preciso ter a coragem e a atitude de dar o primeiro passo (empreendedorismo), por mais simples que esse passo pareça e por mais que o contexto esteja longe de ser ideal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário